Natureza Como Educadora

Natureza Como Educadora

Rita Mendonça & Zysman Neiman

Sinopse:
Este livro visa despertar o interesse do professor para trabalhar fora da sala de aula com seus alunos e oferecer instrumentos para fazê-lo.

  • R$32,00

  • ISBN: 9788572171687
  • Formato: 21 x 14 cm
  • Páginas: 176
  • Selo Aquariana
  • Disponibilidade: Em estoque
  • Autor: Rita Mendonça & Zysman Neiman

Rita Mendonça - Sócia fundadora do Instituto Romã, iniciativa voltada para o desenvolvimento humano por meio de vivências com a natureza e o diálogo. Como consultora e educadora atua na condução de processos de aprendizagem nas áreas de educação ambiental, sustentabilidade, bem-estar e ética. É autora de diversos livros e artigos e membro titular do "Conselho da Umapaz" (Universidade Aberta de Meio Ambiente).

Zysman Neiman - Pesquisador e Professor da UNIFESP, atua no curso de Bacharelato de Ciências Ambientais. Foi um dos redatores do Tema Transversal “Meio Ambiente“ dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. É Presidente do Instituto “Physis  –Cultura e ambiente “ e da “Sociedade Brasileira de Ecoturismo”.

"Este livro visa despertar o interesse do professor para trabalhar fora da sala de aula com seus alunos e oferece instrumentos para fazê-lo. Aborda uma análise da escola de uma maneira geral e de alguns caminhos pedagógicos atuais, cujos fundamentos contribuem para a elaboração de estudos do meio consistentes. Apresenta ainda um extenso questionário a ser utilizado pelo educador, no momento de planejar suas atividades extra-classe, para que tenha uma orientação dirigida em relação aos inúmeros aspectos que podem e devem ser contemplados nessa rica atividade.. Sair da sala de aula com seus estudantes é um desafio e uma grande oportunidade para o educador que deseja ajudá-los não só a compreender o mundo em que vivem e a conectar os conhecimentos que via de regra recebem compartimentados, como também a ajudá-los a se perceberem como participantes ativos dele. Acreditamos que para compreender a complexidade do mundo é necessário compreender os diferentes níveis que o compõe e explorar formas de pensar que os inclua. A educação hoje precisa preocupar-se muito mais com a contextualização de seus ensinamentos do que com  oferecer informações cada vez mais abstratas. A experiência de dar aulas fora da sala de aula é uma oportunidade extremamente rica para despertar o interesse pelo mundo que criamos, para despertar o entusiasmo nas mentes mais adormecidas,  e enfim, para promover o desenvolvimento pleno do potencial tanto dos estudantes como também dos próprios educadores."

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom
Imagem antispam