Contos Populares de Portugal

Contos Populares de Portugal

Jose Viale Moutinho

Sinopse:
Uma coletânea de 46 contos recolhidos da tradição oral portuguesa com temáticas abrangendo questões de riqueza, amor, traição, roubo, ascensão social.

  • R$29,50

  • ISBN: 9788572171533
  • Formato: 21 x 12 cm
  • Páginas: 176
  • Selo Aquariana
  • Disponibilidade: Em estoque
  • Autor: Jose Viale Moutinho

José Viale Moutinho foi diretor da Sociedade Portuguesa de Antropologia e Etnologia, membro de honra da Real Academia Galega, autor de numerosos trabalhos de Literatura Popular: Terra e Canto de Todos (Vida e Trabalho no Cancioneiro Popular Português), Contos Populares Portugueses, O Grande Livro das Tradições Populares Portuguesas, O Grande Livro das Lengalengas, O Livrinho dos Provérbios, entre outros, alguns direcionados a crianças e jovens. É também poeta, ficcionista, dramaturgo e ensaísta, com obras publicadas em vários países europeus. No Brasil, a Editora Aquariana publicou CONTOS POPULARES DE ANGOLA e o romance LOS MOROS.

"Uma coletânea de 46 contos recolhidos da tradição oral portuguesa  com temáticas abrangendo questões de riqueza , amor , traição, roubo, ascensão social. Estes contos são para serem contados de boca a orelhas. Hoje em dia, à falta de avós sabedoras em carne e osso, pelo menos os livros como este são avozinhas de papel impresso! O conto popular pertence ao campo da Literatura Popular. O grande etnólogo português M. Viegas Guerreiro escreveu que Literatura Popular é “a que corre entre o povo, a que ele entende e que gosta”. O conto popular “é uma curta narrativa com fundo humano de universalidade, a transmitir-se de uns para outros povos, constituindo este fundo o que poderíamos chamar de seu esqueleto; mas, por outro lado, revela-se-nos igualmente influenciado, em diversa graduação, seguindo os casos, pelo que poderíamos chamar de colorido local, que não é mais do que foram recolhidas as diferentes."

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom
Imagem antispam