Feiticeira

Feiticeira

Jules Michelet

Sinopse:
Considerado pelo escritor e filósofo Contardo Calligaris na Folha de São Paulo, um dos duzentos livros imperdíveis, Jules Michelet vê a feitiçaria como a religião original da Europa e trata da formação dessa misteriosa entidade feminina intitulada feiticeira, situando sua origem na Idade Média.

  • R$24,00

  • ISBN: 9788572170840
  • Formato: 21 x 11 cm
  • Páginas: 144
  • Selo Aquariana
  • Disponibilidade: Em estoque
  • Autor: Jules Michelet

Jules Michelet nasceu em Paris em 1798 e faleceu em Hyères em 1874. Historiador, foi chefe da seção histórica dos arquivos nacionais e professor no Collège de France, condição esta que lhe colocou à disposição tempo para refinar suas idéias, notadamente aquelas de cunho liberal e anticlerical. No entanto, não foi apenas à história que o escritor consagrou sua pena, posto que ele também escreveu sobre a natureza e sobre a alma: aqui se enquadra a presente obra, A feiticeira, escrita em 1862.

"Jules Michelet, historiador, foi chefe da seção histórica dos arquivos nacionais da França, o que lhe deu acesso ao vasto material de pesquisa, pano de fundo desta obra. O ambiente desse período histórico é essencial, aliás, ao nascimento desse ser especial. A despeito do rótulo de romântico dedicado ao historiador, sua postura sensível diante da mulher, sua visão mesmo, é atual. Mais do que falar da feiticeira, o livro sublinha a essência da própria mulher, enaltecendo-a. No entanto, Michelet é escritor e, como tal, não foge à trama de seu enredo, que trata, como o título o diz, de um ente mágico. Sem deixar, em nenhum momento, de vangloriar a mulher, seja sob aspectos corriqueiros como o da vida doméstica, seja sob aspectos religiosos como a visão da Virgem, ele tem sempre como personagem a feiticeira. A breve apresentação dessa obra de Michelet, lida exaustivamente há décadas e décadas por diferentes gerações, pouco diz diante da magnitude do texto integral."

Escreva um comentário

Nota: HTML não suportado.
    Ruim           Bom
Imagem antispam