
Ayurveda — A Ciência da Autocura
Dr. Vasant Lad
Sinopse:
Este livro explica claramente os princípios e aplicações práticas da Ayurveda, o mais antigo sistema de cura do mundo. Nele são abordados minuciosamente a história e a filosofia ayurvédica, seus princípios básicos, técnicas de diagnóstico, primeiros socorros, tratamento, dieta e o uso medicinal das ervas e temperos da culinária.
-
R$48,00
- ISBN: 9788571871182
- Formato: 21 x 14 cm
- Páginas: 224
- Selo Ground
- Disponibilidade: Em estoque
- Autor: Dr. Vasant Lad
O Dr. Vasant Lad, nascido na Índia, trabalhou como diretor médico do Hospital Ayurveda em Pune (Índia) e foi professor de Medicina Clássica na Pune University College of Ayurvedic Medicine durante 15 anos. Em 1984 fundou nos Estados Unidos o Instituto Ayurvédico que oferece cursos registrados e seminários sobre a história, a teoria, os princípios e as aplicações práticas da Ayurveda, incluindo Jyotisha e sânscrito.
"Ayurveda diz respeito a oito ramos da medicina: pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, geriatria, otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta), clínica geral e cirurgia.
Cada uma dessas especialidades médicas é endereçada de acordo com as teorias dos cinco elementos (Éter, Ar, Fogo, Água, Terra); o tridosha, ou os três humores corporais; os sete dhatus ou tecidos do corpo; três malas (urina, fezes, suor); e a trindade da vida: corpo, mente e percepção espiritual. Esses conceitos são profundamente elucidados nesta introdução.
Este livro procura principalmente apresentar uma visão geral básica de Ayurveda, incluindo técnicas de exame, diagnóstico e tratamento, uso de remédios à base de ervas e outros aspectos práticos do dia a dia para manter a saúde.
A farmacologia da Ayurveda é uma vasta ciência que inclui milhares de remédios, muitos deles preparados à base de ervas. Além dessas ervas curadoras, são recomendados medicamentos menos familiares no Ocidente, tais como o uso das propriedades curadoras das gemas, dos metais e das cores.
Os textos ayurvédicos clássicos declaram que todas as substâncias encontradas na natureza têm valor medicinal, quando usadas adequadamente. O propósito desses remédios não é suprimir os efeitos da doença, como acontece quase sempre na medicina ocidental, mas harmonizar os fatores que se desequilibraram no corpo - e eliminar assim a causa da doença."